Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Este fim de semana, Workshop de Game Design e Workshop de Fotografia de Espectáculo, últimos dias de inscrição

Depois da Conferência Restart sobre a "Indústria de Videojogos em Portugal" que decorreu no passado dia 20 de Abril a RESTART recebe agora a segunda edição deste workshop cujo objectivo principal será produzir um Game Design Document para apresentar uma ideia de jogo.

Dirigido a argumentistas, programadores e outros profissionais e estudantes das àreas multimédia, interactividade e videojogos, que estejam interessados em aprofundar os conhecimentos e métodos dos processos de Game Design, este workshop vai abordar temas como a história dos jogos, os sistemas de visualização, plataformas e controladores, análise de géneros, narrativas não linerares, método criativo (Blue sky, Brainstorming e Concepting) as ferramentas para a escrita de argumento e para concepting visual, a produção de um game design document e a indústria de videojogos e as oportunidades existentes


António Saraiva, formador deste workshop é actualmente Produtor e Game Designer na Biodroid Productions para quem realizou o jogo “miffy’s world” para as plataformas Nintendo Wiiware e Nintendo DS. É ainda o responsável pelos licenciamentos na empresa-mãe Biodroid Entertainment. Antes foi editor do “level.pt”, o primeiro gaming portal português (da Sonae.com) e, durante vários anos, crítico de jogos na Exame Informática. Escreve mensalmente uma coluna para a revista Blitz.

 

 

 

 

 

 

 

Também com inicio este fim de semana, vai decorrer o workshop de Fotografia de Espectáculo.

 

Hoje em dia, um concerto, uma peça de teatro ou um espectáculo de dança já não são assuntos que se fotografem por simples carolice. Em muitos casos, são situações em que a fotografia é inclusivamente proibida e apenas profissionais o podem fazer num curto espaço de tempo, já que estão em causa grandes produções e, mais que tudo, o público.Rita Carmo, fotógrafa profissional, conhecida pelas várias fotografias publicadas em diferentes media como o Blitz, será a formadora deste workshop, onde para além das regras base, também irá passar aos alunos um pouco da sua experiência.

 

No primeiro dia irá abordar as regras a cumprir, as dificuldades inerentes à luz, ao espaço, à velocidade, as objectivas a empregar para cada área, são especificidades que têm de ser geridas com muita rapidez e sem grandes hesitações.

 

 

 

 


Durante a semana seguinte, os conhecimentos adquiridos vão ser aplicados fotografando precisamente um concerto real, o concerto da Emmy Curl que se realizará no dia 14 de Maio na Restart. Nos últimos dois dias de formação, procede-se à análise dos resultados para compreender as dificuldades, os erros e a sua correcção.

Neste workshop, o objectivo principal será aprender a fotografar palcos e cenas, aprender qual o o equipamento mais adequado a usar de acordo com as situações, a luz, a velocidade, o enquadramento, a cor, o "som e movimento das luzes".